GOVERNO ENTREGA AGROINDÚSTRIAS DE BENEFICIAMENTO DE FRUTA E DE MEL EM UAUÁ - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

GOVERNO ENTREGA AGROINDÚSTRIAS DE BENEFICIAMENTO DE FRUTA E DE MEL EM UAUÁ

29 de abr. de 2019
Os moradores da Fazenda Lagoa do João Ferreira, localizada no município de Uauá, comemoram a chegada de desenvolvimento para a comunidade. Nesta sexta-feira (26), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), inaugurou agroindústrias de beneficiamento de frutas e de mel e entregou kits de produção para apicultores, que vão promover emprego e renda para mais de 100 famílias.
As entregas ocorreram durante a abertura da 8ª Feira Regional da Agricultura Familiar, realizada na comunidade de Lagoa do João Ferreira, com apoio da SDR. O evento foi encerrado neste sábado (27), com a comercialização de produtos de associações e cooperativas da região. Segundo o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, os investimentos nessas cadeias produtivas da fruticultura e meliponicultura têm uma relação muito direta na convivência com o semiárido. "Esses projetos demonstram que há possibilidade concreta de beneficiamento da produção, obtenção de renda e crescimento da produção", disse. 
A agroindústria de beneficiamento de frutas é composta de uma unidade autônoma de beneficiamento com capacidade para processar até 600 kg/hora de frutas, que serão utilizadas na produção de biscoitos, bolos, geleias doces em pasta, compotas e frutas desidratadas.  Agricultores que produzem umbu e maracujá da caatinga, como dona Eucélia Alves, terão produtos com valor agregado. "Antes, a gente produzia de forma muito artesanal. Com esse investimento do Governo do Estado, vamos produzir mais e melhor e vai melhorar a renda das famílias que vivem disso aqui na nossa comunidade", afirmou.
Apicultura
Para o fortalecimento da apicultura da região, foi inaugurada a agroindústria de beneficiamento de mel, no valor de R$156 mil, que visa certificar a produção de mel, cumprimento das normas sanitárias e a abertura do mercado para a produção local. Também foram entregues kits de produção e beneficiamento, para atender diretamente 40 famílias rurais e demais apicultores dos municípios.
Os kits de produção possuem, entre outros instrumentos, colmeias, melgueiras, núcleo de captura, indumentárias e os de beneficiamento, como centrífuga, decantadores, mesa para pesagem, suportes. O presidente da Associação Comunitária e Agropastoril de Lagoa João Ferreira, Reginaldo Souza, destacou que a unidade vai levar mais renda para os apicultores, mas também capacidade técnica. "Os apicultores vão produzir mais e melhor, em um local apropriado, e terão a possibilidade de vender seu produto com valor agregado e com as normas da vigilância sanitária".

Fonte: Ascom/SDR