Juízes, advogados, empresas, trabalhadores e toda a população baiana terão acesso ao Poder Judiciário na palma da mão. Nesta quarta-feira, 25, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT 5ª Região) lançou o aplicativo TRT5-Mobile.
O projeto pioneiro no sistema judiciário, com destaque no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa facilitar a vida de trabalhadores e profissionais que precisam acompanhar a movimentação de processos no TRT.
Segundo a presidente do TRT, desembargadora Maria Adna Aguiar, o aplicativo é uma solução criativa devido ao corte orçamentário que a instituição sofreu. "Este aplicativo é para facilitar o atendimento", explicou, durante a cerimônia de apresentação, na sala de sessões do pleno, em Nazaré.
O juiz auxiliar da presidência, Firmo Leal Neto, informou que a ideia de criar o aplicativo surgiu da necessidade de divulgar informações. "É algo inovador , pois as informações são transparentes e de fácil acesso", completou o gestor.
Plataformas
Criado há três meses por uma equipe de seis funcionários da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT 5ª Região, o TRT5 Mobile está disponível, inicialmente, para smartphones com sistema operacional Android. Daqui a 20 dias, quem usa IOS também poderá baixar a nova ferramenta.
O programa gratuito possui seis ícones com algumas funcionalidades: consulta processual, jurisprudência, notícias, processos favoritos, pauta e notificações.
Lá é possível acompanhar processos, acessar notícias da instituição, gerar boletos e consultar locais de audiência em todas as varas do estado da Bahia.
A diretora de tecnologia da informação, Érica Rossiter, destacou que a ferramenta é uma experiência embrionária e tem muitas funcionalidades a serem desenvolvidas. "Está no começo, mas podemos considerar o projeto robusto por ter inúmeras possibilidades de notificações", diz, após explicar que, dentro de cada ícone, há várias informações e toda a base de processos do TRT, tanto físicos quanto eletrônicos, pode ser acessada pelo aplicativo.
"A equipe vai continuar trabalhando para agregar outras funcionalidades não só jurídicas como também administrativas", confirmou a servidora.
Envolvidos nas disputas aprovam nova ferramenta
No Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, Tribunal Regional do Trabalho (TRT 5ª Região), no Comércio, as pessoas comentaram sobre os benefícios de usar o aplicativo TRT5-Mobile.
Sérgio Coelho, 46 anos, assistente administrativo, tinha acabado de sair de uma audiência quando soube da novidade virtual.
Ao ser questionado sobre o que achava de acessar processos pelo celular, disse que se trata de uma ferramenta importante e ajuda bastante as pessoas. “Este serviço ajuda a ter conhecimento da decisão do juiz, facilita a vida dos reclamantes, advogados e de quem precisa acompanhar as audiências”, afirmou o preposto da empresa Brasil Kirin.
Agilidade
A cortadora de tecido Ivone Moreira, 34 anos, que estava atrasada para uma audiência, contou que não sabia do serviço e ia baixar o aplicativo para acompanhar o seu processo. “Vai me ajudar bastante”, acrescentou.
O conselheiro da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA) e da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat-BA) Eliel Teixeira revelou que a disponibilização da ferramenta vai auxiliar no dia a dia dos advogados e da população soteropolitana.
Ele lembrou que desde 2013 foi implantado o processo judiciário eletrônico (PJe-JT) e que o papel está deixando de existir no TRT. “Os processos são eletrônicos e o aplicativo facilita que as pessoas os consultem de qualquer lugar e a qualquer momento” concluiu.