MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES PELA PASSAGEM DOS 89 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNI-CÍPIO DE JAGUARARI.Bobô Deputado estadual - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES PELA PASSAGEM DOS 89 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNI-CÍPIO DE JAGUARARI.Bobô Deputado estadual

6 de ago. de 2015

 






Jaguarari! Jaguarari!
Eu te venero todo dia
Queridos berço onde nasci
Com a história da Bahia.
...Tua vida no passado e no presente
Orgulho deste povo varonil
Nós te aclamamos calorosamente
Mui amado pedaço do Brasil.”   
Deputado Bobô felicita Jaguarari e reafirma compromissos

Para marcar os 89 anos de emancipação política de Jaguarari no Legislativo baiano, celebrados neste dia 6, o deputado estadual Bobô encaminhou à Assembleia Legislativa da Moção de Congratulações ao município.
O parlamentar parabenizou o prefeito Antônio Nascimento pela gestão exitosa, os vereadores, demais autoridades locais e, em especial, a população. No documento, o comunista reafirma o compromisso do seu mandado de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do município, além de melhorar a qualidade de vida do seu povo.
Bobô lembrou da contribuição do seu mandato com a construção da Praça da Convivência e da piscina semiolímpica, e a conclusão das reformas do estádio municipal. Ele ratificou a disposição de lutar com o município por demandas importantes, como a construção de um parque de eventos na cidade, recapeamento asfáltico e instalação da sala de estabilização com regulação dos pacientes para Juazeiro, no distrito de Pilar.
Na moção, o deputado resgatou a trajetória de Jaguarari, que se liga à história da civilização do interior baiano, influenciada pela chegada dos portugueses e outros povos colonizadores, na busca por metais preciosos, especialmente ouro e prata. Lembrou dos anos de 1893, quando tornou-se distrito de Vila
Entre outras coisas, o deputado também destacou a grande diversidade cultural de Jaguarari, bem representada pelas benzedeiras, curandeiros e parteiras.

Ao final, Bobô afirmou que celebrar o aniversário de Jaguarari é reafirmar o seu empenho de estar junto com a população para vencer os desafios por uma cidade cada vez melhor, lutando para superar as dificuldades com trabalho, dedicação e criatividade. Tudo visando assegurar um maior desenvolvimento do município para que seu povo tenha mais qualidade de vida. 
      
            Com trechos do belo hino de Adalberto Sá, solicito à ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA  inserir na ata dos seus trabalhos Moção de Congratulações pela celebração dos 89 anos de emancipação política do município de Jaguarari, celebrados no dia de 06 de agosto deste ano.
            Quero parabenizar o prefeito Antônio Nascimento pela gestão exitosa e competente, os vereadores, demais autoridades locais e, em especial, a população desse importante município do Centro Oeste baiano. Em meio às comemorações, reafirmo o compromisso do meu mandado de deputado estadual, pelo PCdoB, de contribuir para o seu desenvolvimento econômico e social, e para melhorar a qualidade de vida do seu povo.
            Nesta data especial, fico feliz em ter contribuído com a construção da Praça da Convivência e da piscina semiolímpica e a conclusão das reformas do estádio municipal. Reafirmo nosso empenho em lutar com o município por demandas importantes, como a construção de um parque de eventos na cidade, recapeamento asfáltico e instalação da sala de estabilização com regulação dos pacientes para Juazeiro, no distrito de Pilar.
            A trajetória de Jaguarari se liga à história da civilização do interior baiano, influenciada pela chegada dos portugueses e outros povos colonizadores, na busca por metais preciosos, especialmente ouro e prata. Tempo marcado pela destruição das matas e o processo forçado de escravidão. Segundo o livro História na Mão, a fazenda “Sítio Jaguarari” era de propriedade de Teodoro José Bonfim, Margarida de Barros, José Manoel da Paixão e Vítor de Tal.
            Em 1888 Jaguarari era um povoado consideravelmente desenvolvido. Em 1893 tornou-se distrito de Vila Nova da Rainha e, em 06 de agosto de 1926, galgou à posição de município. Situado no Território Piomonte Norte do Itapicuru, o município faz divisa com Campo Formoso ao Oeste, Juazeiro ao Norte, Andorinha ao Leste, Curaçá ao Nordeste, Senhor do Bonfim ao Sul e Uauá ao Sudeste. Segundo o IBGE (ano 2009), possui população de 30.484 habitantes, distribuídos em 06 distritos, 16 povoados e 132 comunidades. Seu padroeiro é São João Batista, festejado no mês de junho com novenas bem organizadas e animadas para o povo expressar sua fé.
            Jaguarari é marcada por grande diversidade cultural, bem representada pelas benzedeiras, curandeiros e parteiras cadastradas no censo cultural da Bahia (2002-2006). Sua pluralidade se revela em diversas manifestações culturais como Reisado, Corrida de Argolinha, Samba de Palma, Roda de São Gonçalo, Roda Traçada, bandas de pífanos, Boi do Chora, e bandas de pífanos, conjuntos musicais de percussão e sopro. Seus componentes são, na maioria, trabalhadores rurais, que costumam apresentar nas festas religiosas do município e em especial nas festas juninas. O Reisado é um grupo de música e dança característico da região de Serra dos Morgados e Catuni, que percorre as ruas da cidade no dia de reis, de porta em porta, anunciando a chegada do Messias. O Samba de Palmas é um grupo de dança composto na sua maioria por idosos que sambam ao som de palmas e recitam versos.
            Na culinária destacam-se pratos típicos do sertão como bode assado, milho cozido e assado, mugunzá, arroz doce, vatapá, aipim frito e cozido, dentre outros e bebidas como licor de jenipapo, quentão, pau nas coxas e caipirinha. Outras tradições são a vaquejada, outras festas de vaqueiros na Fazenda Pocinho e Macambria, além da Cavalgada Pisada de Ouro, um desfile de vaqueiros pelas ruas da cidade, com café da manhã oferecido aos participantes.
            Sua cultura tem influência africana e indígena, destacando-se o candomblé, umbanda, capoeira, trabalhos artesanal com palha de ariri e barro, fabricação de remédios caseiros, garrafadas feitos á base de ervas e raízes da região. No artesanato, são desenvolvidas várias técnicas utilizando, retalhos de tecido (o fuxico), pinturas, trançados, cerâmica, renda, tricô, crochê, couro, madeira, flores, palha e bordados.
            Há também em Jaguarari registros de sítios arqueológicos de arte rupestre: Tapagem, Oliveiras, Mocambo e Pedra Lisa, localizados nos povoados de Sítio do Meio, Lagoa da Ponta Baixa, Rastro da Ema, Povoado de Flamengo, São José, Pedra do Caboclo Brabo, na fazenda Baixa Verde, Fazenda Bela Vista, Caldeirão Velho e Barrinha, que destaca-se por possuir a maior extensão de gravuras rupestres do País. Temos também o Sítio Paleontológico Lajedo, localizado no Povoado de mesmo nome.
            O Sítio Arqueológico de Arte Rupestre Oliveira é um sítio pré-histórico que apresenta cinco painéis e se caracteriza por pinturas feitas à base de pigmento mineral com motivos geométricos e zoomorfos, dos quais se destacam formas semelhantes a batráquios e serpentes. As pinturas foram confeccionadas nas cores vermelho, amarelo e preto, sobre suporte rochoso em paredão de quartzito que bordeja o rio local.
            A fauna representada no Sítio Paleontológico de Lajedo é de megamamíferos, herbívoros e carnívoros, tendo destaque para as preguiças gigantes que tinham mais de 80 gêneros, sendo que o maior era conhecido como Megatério "Grande Besta", com três metros de altura e chegava a medir cerca de seis metros entre o focinho e a cauda. Também foram encontrados indícios de sua existência no Distrito de Santa Rosa de Lima. Dentre os carnívoros, destacava-se o esmilodonte,"sorriso com dentes", popularmente chamado de tigre-dentes-de-sabre, que possuía dentes caninos que podiam alcançar cerca de 20 cm e ficavam para fora da boca, sua característica mais marcante. Chegava a ter 3m de comprimento e pesava 300 kg.
            Celebrar o aniversário de Jaguarari é reafirmar nosso empenho de estar junto com sua gente para vencer os desafios por uma cidade cada vez melhor, lutando para superar as dificuldades com trabalho, dedicação e criatividade, assegurando um maior desenvolvimento do município para que seu povo tenha uma maior qualidade de vida. Parabéns, Jaguarari.
             
Dê-se ciência da presente Moção à Prefeitura de Jaguarari, na pessoa do prefeito Antônio Nascimento e à Câmara de Vereadores do município.


Sala das Sessões, 04 de agosto de 2015.




Bobô

Deputado estadual - PCdoB