Lava Jato: PF cumpre mandados em Pernambuco e na Bahia - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Lava Jato: PF cumpre mandados em Pernambuco e na Bahia

15 de jul. de 2015


FEDERAL
A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal deflagrou nesta terça-feira (14) a Operação Politéia, que tem como objetivo o cumprimento de 53 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, referentes a seis processos instaurados a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato.
De acordo com as informações divulgadas no site da Polícia Federal mandados, que foram expedidos pelos ministros Teori Zawascki, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski, estão sendo cumpridos no Distrito Federal (12), bem como nos estados da Bahia (11), Pernambuco (8), Alagoas (7), Santa Catarina (5), Rio de Janeiro (5) e São Paulo (5). Cerca de 250 policiais federais participam da ação.
Ainda segundo a PF, as buscas ocorrem na residência de investigados, em seus endereços funcionais, sedes de empresas, em escritórios de advocacia e órgãos públicos. Em Pernambuco, um dos mandados de busca e apreensão é na residência do ex-prefeito de Petrolina, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.  Também em Boa Viagem, está na lista a casa do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), líder do PP na Câmara.
As medidas decorrem de representações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal nas investigações que tramitam no Supremo. Elas têm como objetivo principal evitar que provas importantes sejam destruídas pelos investigados. Foram autorizadas apreensões de bens que possivelmente foram adquiridos pela prática criminosa.
Os investigados, na medida de suas participações, respondem a crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, fraude a licitação, organização criminosa, entre outros.
Em grego, Politéia faz referência ao livro “A República” de Platão, que descreve uma cidade perfeita, onde a ética prevalece sobre a corrupção.
FBC - Em nota, o senador Fernando Bezerra afirmou que “manifesta sua confiança no trabalho das autoridades que conduzem este processo investigatório e continua, como sempre esteve, à disposição para colaborar com os ritos processuais e fornecer todas as informações que lhe forem demandadas; inclusive, de documentos que poderiam ter sido solicitados diretamente ao senador, sem qualquer constrangimento”. Ainda de acordo com a nota, “Fernando Bezerra Coelho aguarda o momento de seu depoimento e reitera sua confiança no pleno esclarecimento dos fatos”.
O deputado Eduardo da Fonte, por meio da assessoria de imprensa, declarou que “está à disposição da Justiça para colaborar, no que for possível, para esclarecer todos os fatos”.
[T] Da Redação com informações da PF    [F] Agência Brasil