ANTÔNIO CARLOS CHAVES PROPÕE A CONSTRUÇÃO DE UMA BARRAGEM NO RIACHO DO POÇÃO - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

ANTÔNIO CARLOS CHAVES PROPÕE A CONSTRUÇÃO DE UMA BARRAGEM NO RIACHO DO POÇÃO

7 de jun. de 2015


O Riacho do Poção, cujas nascentes partem do Município de Jaguarari, adentra Juazeiro na região de Massaroca e desemboca no Rio São Francisco. É um importante dreno natural por onde correm grandes volumes de água pluvial. Porém, como bem sabemos, o clima da nossa região é caracterizado por chuvas intensas, mas em curtos períodos do ano. Por isso, a necessidade de se armazenar a água das chuvas para ser utilizada durante o período seco.
Uma das formas mais eficientes de se realizar essa ação de convivência com o Semiárido é através da construção de barragens. Assim sendo, apresento a ideia de que sejam realizados estudos para construção de uma grande barragem no Riacho do Poção, na altura da Ponte da Melancia, que fica entre o povoado de Barrinha e o Distrito de Pilar, ambos situados no município de Jaguarari, Bahia.
Segundo o Google Earth, uma parede com 15 metros de altura represaria uma extensão superficial de água numa extensão de 12 quilômetros. A cota máxima das ombreiras nesse local seria alcançada com uma parede de 23 metros de altura, represando assim uma extensão de 18 quilômetros de superfície aquática.
Ressalvo que os dados do Google Earth não refletem totalmente a realidade por não serem precisos, mas dão uma ideia de quão grande seria essa barragem. Esses dados mostram que naquela região poderia ser construído um açude três vezes maior que o açude de Pinhões. Porém, somente um estudo planialtimetríco da área poderia confirmar corretamente quais as dimensões reais desse açude.  Também deve haver um estudo hidrológico da região para saber que quantidades de água podem ser absorvidas por essa barragem.
O custo benefício da construção dessa barragem se justifica não somente pelo armazenamento da água de chuvas para abastecimento humano e animal. Como o Canal do Sertão Baiano está projetado para passar nas proximidades dessa barragem, o nível da mesma pode ser mantido com a água do Rio São Francisco. Feita essa derivação, haverá a oportunidade para construção de um Perímetro Irrigado em uma área de 1.840 hectares de terras na região de Abóbora já estudadas pela CODEVASF em 1995, através do pedólogo Juvenilson Andrade.
Haveria também a possibilidade de, através de instalação de comportas, soltar a água dessa barragem para o Açude de Poções, abastecendo com água do Rio São Francisco também essa importante região de Juazeiro.
Essa sugestão será enviada para a 6ª Superintendência da CODEVASF e fico na expectativa de que os políticos e gestores públicos se sensibilizem e trabalhem para que essa ideia seja concretizada.
Antônio Carlos Chaves
Ex Vice Prefeito de Juazeiro