CÂMARA DE VEREADORES APROVA PROJETO DE LEI Nº 17/2014 De, 15 de outubro de 2014 - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

CÂMARA DE VEREADORES APROVA PROJETO DE LEI Nº 17/2014 De, 15 de outubro de 2014

1 de nov. de 2014





“Dispõe sobre a afixação de cartaz que contenha informações de alerta sobre as conseqüências do uso de anabolizantes nas academias de ginástica, clubes e estabelecimentos similares no Município de Jaguarari e dá outras providências”.
O Projeto de Lei é de autoria da vereadora Clenilda, construído em conjunto, pela Equipe Geração Teen - CETEP/ADM Jaguarari. O Projeto é fruto do incentivo da professora Karina Freitas.
" O uso de anabolizantes, tem gradativamente comprometido a qualidade de vida dos jovens e adultos. É necessário que a informação, acerca dos riscos a saúde sejam propagados, a fim de que sejam fortalecidos hábitos de uma vida saudável. O projeto será encaminhado ao Poder Executivo, para aprovação final. Temos certeza que devido relevância da matéria, logo estaremos trabalhando juntamente com a Secretaria de Saúde apara implantação desta importante Lei", afirma a vereadora.
INFORMAÇÕES:
O QUE SÃO ANABOLIZANTES
Os anabolizantes (esteróides androgênicos anabólicos) são hormônios sintéticos, que imitam o hormônio testosterona, comumente utilizado para aumento no tamanho dos músculos, força física e resistência. Seu uso indiscriminado acarreta sérias conseqüências à saúde, comprometendo a qualidade de vida do usuário.
A testosterona natural tem dois efeitos distintos no organismo:
Efeito andrógeno: influencia nas características masculinas como mudança de voz, crescimento do órgão sexual, crescimento de bigode e barba, além de pêlos nas axilas e áreas genitais, e agressividade.
Efeito anabólico: tem influencia no controle de gordura, aumento de massa muscular, força, etc.
Os anabolizantes sintéticos são utilizados no tratamento de algumas doenças; deficiências clinicas dos níveis de testosterona, grandes quadros de desnutrição aguda, que leva ao emagrecimento repentino) ou doenças graves e desgastes físicos severos após cirurgias de grande porte.
CONSEQUÊNCIAS
-Alterações comportamentais e de humor (relatos de agressividade e depressão).
-Hipertensão.
-Ataques cardíacos.
-Nos homens pode ocorrer a ginecomastia (desenvolvimento dos seios).
-Esterilidade: O uso de bombas diminui e até extermina a produção de espermatozóides, deixando o sêmen pouco fértil ou infértil.
-Acne: Os anabolizantes aumentam a taxa de cravos e espinhas na pele
-Calvície: Podem acelerar a queda de cabelos
-Masculinização para mulheres: As propriedades androgênicas levam a um agravamento da voz, crescimento de pêlos e até ao atrofiamento do clitóris, nas mulheres.
-Lesões nos ligamentos: Devido ao aumento da força muscular, as estruturas que fixam os músculos aos ossos, muitas vezes não acompanham esse crescimento e podem sofrer rupturas.
-Diminuição do colesterol “bom”: Os anabolizantes podem diminuir a taxa de HDL, uma lipoproteína que ajuda a “limpar” as gorduras dos vasos sanguíneos.
O coração que é um músculo que sofre gravemente com o uso de anabolizante. O esteróide faz com que a fibra cresça e o coração vai ficando maior dificultando a irrigação de sangue e perdendo a potência nos batimentos.
-Tumores no fígado (câncer) e morte.
Em pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos: Finaliza, prematuramente, o crescimento deixando-os com estatura baixa para o resto de suas vidas.
Usuários que injetam esteróides anabolizantes com técnicas inadequadas e não estéreis (livre de contaminação), ou dividem agulhas contaminadas com outros usuários, correm o risco de contrair infecções como HIV, hepatite B e C.

fonte: facebook clenilda