Projeto Amparo desenvolvido pela Prefeitura de Jaguarari supera as expectativas disponibilizando suporte psicológico a jovens do município - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Projeto Amparo desenvolvido pela Prefeitura de Jaguarari supera as expectativas disponibilizando suporte psicológico a jovens do município

11 de dez. de 2019


A prefeitura de Jaguarari em conjunto as secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde está realizando junto a jovens alunos da rede municipal o Projeto Amparo: "Con (Versando) com as Emoções". Desde o inicio do mês de novembro a administração municipal vem proporcionando o acolhimento necessário e dando suporte para ajudar jovens que “gritam por socorro”. O Projeto Amparo vem mudando a realidade desses alunos com idades entre 13 a 17 anos em situação de vulnerabilidade.
A execução desse projeto trouxe cuidados psicológicos sob uma nova perspectiva. Tendo por meta estimular diversas habilidades do cotidiano: amadurecimento emocional, aproximação entre escola, público estudantil e família, desenvolvendo compreensões básicas de autocuidado e socialização entre professores e adolescentes.
Durante visita feita ao projeto, o prefeito Everton Rocha afirmou que o projeto será expandido no próximo ano. "Iniciamos esse projeto visando ajudar os nossos jovens que durante o mês de setembro quando foram realizadas palestras sobre automutilação, depressão e suicídio, percebemos que precisávamos ir além e proporcionar socorro a esses jovens que de alguma forma pede ajuda.  No retorno do projeto em 2020 iremos ampliar o atendimento, atendendo um quantitativo ainda maior desses jovens das nossas escolas municipais", anunciou o prefeito.
Durante os encontros realizados com os jovens atendidos pelo projeto, são desenvolvidas dinâmicas e atividades de relaxamento. Em um desses encontros os jovens registraram a importância do Projeto Amparo em suas vidas.

Veja alguns depoimentos emocionados:
O aluno P.W.A disse: Desde que iniciei no projeto Amparo parei de me cortar e seguir minha vida mais feliz.
Já a jovem M.R.C afirmou: Está me ajudando a sorrir direito, mesmo triste estou sendo uma pessoa melhor, pois eu me sentia um lixo, já tinha tentado me suicidar, mas depois do amparo, mudei muito.
Outro aluno J.M.R afirmou: Me fez ficar mais forte, aprendendo muitas coisas, aprendendo a controlar minha ansiedade. Obrigado Amparo!
A aluna V. L. disse: Estava precisando, passei por momentos difíceis, me ajudou muito.

"Observamos que o Projeto Amparo é um marco na educação municipal de Jaguarari.  Pois esta ação promove saúde, amadurecimento emocional e relacional dentro da escola e até mesmo no âmbito familiar. Eles se sentem confortáveis para expor as mais diversas vulnerabilidades. Podem externar suas frustrações, o choro reprimido, conflitos vivenciados dentro e fora de casa, além de outras afetações. Acabamos também aprendendo muito com eles." pontuou a coordenadora do Projeto Amparo, Lara Benares.
Na próxima quinta-feira (12), os jovens atendidos pelo Projeto Amparo farão um divertido passeio de confraternização, marcando o encerramento do projeto neste ano de 2019, devendo retornar suas atividades com o inicio das aulas da rede municipal de ensino, onde será expandido para outras escolas municipais.
ASCOM – Prefeitura de Jaguarari