PF apura desvios de recursos públicos do transporte escolar no Piauí - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

PF apura desvios de recursos públicos do transporte escolar no Piauí

25 de set. de 2019
Resultado de imagem para transporte escolar piauí fotos


Agência Brasil

Uma organização criminosa responsável por fraudar licitações e desviar recursos públicos destinados a serviços de transporte escolar de cidades do Piauí e Maranhão é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), deflagrada esta manhã. As ações contra os investigados contam com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).
De acordo com cálculos feitos pela equipe da CGU, tendo por base dois processos licitatórios realizados, em 2015 e 2017, e as documentações apreendidas, o prejuízo aos cofres públicos identificados até agora é da ordem de R$ 50 milhões.
A operação desta quarta-feira (25), chamada de Satélites, é uma extensão da Operação Topique, deflagrada em 2 de agosto de 2018, que investigou empresários e servidores públicos estaduais envolvidos no esquema que se apropriavam indevidamente de recursos federais, oriundos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a partir de contratações irregulares e com sobrepreço de serviços de transporte escolar.
Com o aprofundamento das investigações, a partir da análise dos documentos apreendidos no âmbito da Secretaria da Educação (Seduc) do Piauí e das empresas envolvidas, foram identificados casos de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo agentes públicos estaduais com participação nos processos licitatórios realizados pela Seduc.
Os policiais federais estão cumprindo 19 mandados judiciais de busca e apreensão, sendo 18 na capital Teresina e um no município piuiense de Luís Correia. A Justiça também determinou o bloqueio de bens dos investigados.