Certificação municipal garantirá que produtores de queijo de Juazeiro possam ampliar acesso a mercados locais - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Certificação municipal garantirá que produtores de queijo de Juazeiro possam ampliar acesso a mercados locais

2 de set. de 2019
Juazeiro_BA (6).jpeg

Os produtores de caprinos e ovinos da comunidade Cacimba do Silva em Juazeiro têm motivos para celebrar. Isso porque na manhã de hoje, 30, foi inaugurada a unidade de beneficiamento de queijos artesanais do povoado. A unidade conta com a certificação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), fator que assegura a comercialização dos produtos no mercado local. O empreendimento de baixo custo (menos de 50 mil reais) tem capacidade operacional para produção de 70 peças de queijo por dia.  
A unidade é fruto da parceria entre a Cooperativa dos empreendedores rurais de Cacimba do Silva (Copercar), Prefeitura Municipal de Juazeiro por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e o Instituto Rural ada Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) com apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Mineração Caraíba.
Visualização da imagem

“Este empreendimento vem da composição de vários elementos que é o trabalho da base produtiva, base organizativa e todo o processo de Ater. Mas não adianta só trabalhar esta parte, os produtos da agricultura familiar, com a qualidade que têm, pela quantidade que têm precisam ir também para a mesa dos brasileiros, dos baianos. A partir desta parceria do Governo do Estado com o município, no caso daqui também com a iniciativa privada, eu não tenho dúvida nenhuma de que essa iniciativa vai ser replicada em outras regiões”, salienta o Superintendente da Agricultura Familiar (Suaf). Ademilson Rocha (Tiziu).
Ademilson acrescenta ainda: “a expectativa nossa é criar uma grande rede estadual com todos estes empreendimentos que tenham o SIM para cada vez mais fortalecer os agricultores e as agricultoras para que eles possam colocar seus produtos nas prateleiras dos supermercados”. O superintendente destacou também que o Governo do Estado tem centrado esforços para assegurar que os agricultores familiares da Bahia tenham condição de produzir, gerar renda e qualidade de vida. Neste sentido, foram investidos cerca de 1 bilhão e 200 mil reais, sendo em média 100 milhões de reais para a região do Vale do São Francisco.
O presidente da Copercar, Adailton Almeida, afirmou em sua fala que a inauguração da unidade é a concretização de um sonho da comunidade, e que o desejo é de que mais produtores possam se agregar à cooperativa para fortalecer a produção dos queijos e o acesso a mercados. Já o Secretário de Agricultura do município de Juazeiro, Tiano Félix, falou sobre a relevância da agricultura familiar para economia do município.
“32% do que representa a nossa capacidade de economia, de investimento e a nossa capacidade produtiva está centrado na agricultura e na pecuária. por isso. a importância e estratégia de a gente pensar e fomentar a pequena agroindústria legalizando e certificando os pequenos produtos da agricultura familiar que na verdade são pequenas unidades de produção, mas quando soma nós somos 70% da capacidade produtiva do nosso município”, disse Tiano.
Na ocasião, o coordenador do Irpaa, Cicero Félix, destacou o trabalho ambiental das famílias como diferencial da sua produção. “A diversidade da caatinga é que dá a qualidade no queijo de vocês, então o maior potencial, o maior patrimônio dessas comunidades é o território e a caatinga em pé. Essa queijaria ela não tem um valor estratégico apenas para as 13 comunidades que compõem esta cooperativa. Esta queijaria tem um valor estratégico para a agricultura familiar do Semiárido brasileiro”.
Cacimba do Silva e as localidades circunvizinhas fazem parte do grupo de comunidades que receberá ações de fortalecimento produtivo por meio de pequenos empreendimentos e assistência técnica continuada ofertada pelo Pró-Semiárido, projeto da CAR/SDR com financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em parceria com os 32 municípios localizados no semiárido baiano. Para tanto, serão investidos mais de 300 mil na região.
O evento contou também com a entrega de 46 mil raquetes de palma forrageira para os produtores. A ação intitulada “Palmas para a Agricultura Familiar” é uma iniciativa do Governo do Estado que visa garantir alimentação para os rebanhos. Além de representantes do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Juazeiro, Irpaa e mineração Caraíba, o evento contou com a presença de alguns vereadores do município de Juazeiro e de Curaçá, município circunvizinho.
Assessoria de Comunicação - CAR/SDR