REJEITOS DE BRUMADINHO CHEGARAM À BACIA DO SÃO FRANCISCO, INDICA RELATÓRIO DA FUNDAÇÃO MATA ATLÂNTICA. ANA CONTESTA A INFORMAÇÃO - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

REJEITOS DE BRUMADINHO CHEGARAM À BACIA DO SÃO FRANCISCO, INDICA RELATÓRIO DA FUNDAÇÃO MATA ATLÂNTICA. ANA CONTESTA A INFORMAÇÃO

22 de mar. de 2019
De acordo com relatório publicado neste dia 22, dia Mundial das Águas e repercutido pelo colunista André Trigueiro, do G1, “o temor de hidrologistas, ambientalistas e de quem depende das águas do Velho Chico se confirmou”, destacando que “a lama da Vale que causou morte e destruição em Brumadinho em 25 de janeiro já chegou à Bacia do Rio São Francisco.”.
O relatório divulgado hoje é da Fundação SOS Mata Atlântica e as análises foram realizadas entre os dias 8 e 14 de março, após novas coletas de água do rio Paraopeba até o Alto São Francisco; “Nove dessas coletas aconteceram dentro do Reservatório de 3 Marias com a conclusão de que a lama da Vale é visível até o meio do lago. Mas mesmo onde prevalece a cor esverdeada na superfície das águas do reservatório, encontramos a lama a dois metros de profundidade, me disse Malu Ribeiro, coordenadora da rede das águas da Fundação SOS Mata Atlântica”, escreveu André.
De acordo com o relatório foram detectadas concentrações de ferro, manganês, cromo e cobre acima dos limites máximos permitidos na legislação. “A lama deverá se dispersar ao atravessar o lago, mas os metais pesados devem seguir em frente e isso é muito preocupante”, disse Malu.
A Agência Nacional de Águas negou a chegada da lama ao reservatório de 3 Marias, informando que análises feitas no rio Paraopeba não indicaram a contaminação da água pela lama da Vale. 
Para o colunista, que é pós-graduado em Gestão Ambiental, “É evidente que essa questão precisa ser devidamente esclarecida, com pareceres técnicos definitivos, para que não haja qualquer dúvida sobre a eventual contaminação do São Francisco por metais pesados”, anotou.
Enquanto isso os ribeirinhos ao longo do rio São Francisco vão convivendo com a dúvida, levantada exatamente no dia de reflexão sobre a importancia de cuidar dos nossos mananciais.
Da Redação Blog Geraldo José/com informações do G1