Sem Comentarios

COMISSÃO ESPECIAL QUER VISTORIAR BARRAGEM DE PINHÕES, ELA ESTÁ NA LISTA DAS QUE CORREM RISCO DE ROMPIMENTO


Conforme este Blog Geraldo José mostrou em novembro do ano passado a barragem de Pinhões deve ser vistoriada. Em novembro a redação do Blog fez contato com moradores do distrito de Pinhões, localizado a cerca de 50 Km da sede do município, e obteve relatos da necessidade de um "olhar mais técnico e profissional principalmente no sangradouro da Barragem de Pinhoes".
Na época foi divulgado o Relatório de Segurança de Barragens, relativo a 2017, publicado pela Agência Nacional de Águas (ANA) apontando que das 24.092 barragens espalhadas pelo Brasil, 723 foram classificadas nas categorias de risco ou com algum dano potencial.
De acordo com o relatório a Bahia é o estado que possui o maior número de barragens com problemas de impacto na segurança, com 10 barragens listadas entre as que apresentam problemas na sua estrutura, dentre estas a de Pinhões, em Juazeiro, que, segundo o levantamento estaria em situação de risco.
O Blog apurou que o vice-presidente da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização de Barragens da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual Laerte do Vando (PSC), afirmou, na quinta-feira (7), que  vai requerer uma visita técnica a barragem de Pinhões, no município de Juazeiro, assim que as atividades do colegiado forem retomadas na próxima semana.
A barragem está no ranking das 10 represas que correm risco de rompimento, segundo relatório da Agência Nacional de Águas (ANA). Entre os problemas já identificados na estrutura estão fissuras, rachaduras, erosões, buracos e corrosões.
"Precisamos prevenir que tragédias como as que ocorreram em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, continuem ceifando vidas sem que nenhuma providência imediata seja tomada por parte do Poder Público", disse, ao reforçar a importância de fiscalização e manutenção dessas contenções.
No último mês, o deputado visitou o açude de Cariacá, principal reservatório de água que abastece a cidade de Monte Santo, para confirmar a denúncia feita por moradores sobre vazamentos no reservatório.
No próximo dia 14, o parlamentar e os demais membros da comissão farão uma visita às barragens RS1 e RS2, em Camaçari, acompanhando por técnicos da Cetrel, empresa responsável pela manutenção das duas barragens. A visita será realizada em conjunto com os membros das comissões de Meio Ambiente e Infraestrutura.

Redação Blog Fotos Diógenes Murilo, Cláudia Simone e Henrique Soares

Qualquer comentário com xingamentos palavras racistas será automaticamente excluído por nossa equipe. Agradecemos a Compreensão e o Respeito.