Michelle, se você começar nesse tom, vai ter problema - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Michelle, se você começar nesse tom, vai ter problema

27 de dez. de 2018

Michelle, se você começar nesse tom, vai ter problema
Foto: Montagem/ Bahia Notícias

Tem um ditado antigo que fala que se conselho fosse bom, não seria dado. Seria vendido a preço de ouro. No entanto, diante da polêmica em torno da camiseta usada pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, com a fala da juíza Gabriela Hardt ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acho que um conselho válido seria: Michelle, fuja de tretas, pois o resto da sua família está especializada nisso.

Camisas com frases “de efeito” parecem uma moda longe de passar. Michelle então pareceu bem antenada e trouxe uma camiseta preta com a expressão “Se começar nesse tom comigo, a gente vai ter problema”. Ela, que até então era uma figura discreta, praticamente “bela, recatada e do lar”, entrou para o panteão das falas provocadoras típicas do clã Bolsonaro. E, convenhamos, alimentar haters na internet não precisa ser um passatempo compartilhado por toda a família, não?

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi obrigado a baixar o tom do último depoimento prestado por ele à Justiça quando a juíza Gabriela Hardt rebateu uma fala ácida dele. Lula sabe que insuflar a raiva do Judiciário não o levou longe e, ainda assim, tentou manter a rispidez com que lidava com o ex-juiz Sérgio Moro. O resultado foi que, independente do “justiçamento” da condenação dele no caso do tríplex, o ex-presidente conseguiu acumular relações pouco amistosas com membros do Judiciário.

Para aqueles que veem Lula como uma figura a ser odiada, a fala da magistrada caiu como uma luva. Porém existem aqueles que idolatram o ex-presidente e, para muitos, repetir indefinidamente o “cala boca” dado por Hardt pode soar ofensivo. E, como disse o próprio Jair Bolsonaro, presidente da República que tomará posse no dia 1º, ele governará para todos os brasileiros.

Não que se exija que a primeira-dama seja “bela, recatada e do lar” como se esperava de Marcela Temer (alerta de ironia). No entanto, Michelle poderia ser uma ponderação em um núcleo político cuja moderação de Hamilton Mourão passou a merecer destaque frente aos excessos cometidos pelos primeiros-filhos. Ao vestir uma provocação a Lula, a futura moradora do Palácio da Alvorada se traveste do ódio incitado pelos Bolsonaros – e que, entre outras coisas, parece ter motivado uma facada que quase mandou o patriarca da família para outro mundo.

Até podemos fingir que não lembramos que Michelle propôs retirar parte do acervo iconográfico católico do Alvorada, sob a justificativa de professar outra religião. Como liberdade religiosa não parece ser algo muito respeitável no Brasil de hoje, ao só remover as peças de um Palácio que funciona como museu é bem menos ofensivo do que alimentar raivosos cães das redes sociais...

Ainda assim, fica a dica para a futura primeira-dama: Se começar nesse tom, Vossa Excelência vai ter problema.

Este texto integra o comentário desta quinta-feira (27) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Excelsior, Irecê Líder FM, Clube FM e RB FM.


por Fernando Duarte