JAGUARARI: Prefeitura apoia o projeto “Catalogando” que está recuperando grande parte do acervo documental do município - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

JAGUARARI: Prefeitura apoia o projeto “Catalogando” que está recuperando grande parte do acervo documental do município

16 de jul. de 2018




O Jovem Danilo Rodrigues, discente em licenciatura plena em História, pela Universidade de Pernambuco – UPE, Campus Petrolina e Coordenador do Museu do Vaqueiro do Distrito de Santa Rosa de Lima, está realizando um Projeto pioneiro no município de Jaguarari. O Projeto "Catalogando", tem por objetivo restaurar e catalogar, livros, atas e diários que pertencem ao acervo público municipal de Jaguarari entre as décadas de 1930 a 1980.
O acervo documental encontrava-se num estado deplorável, alguns livros com páginas irrecuperáveis devido a proliferação de cupins e fungos. Mas, segundo o estudante e coordenador do Projeto, o município de Jaguarari receberá de volta um número considerável de documentos recuperados onde estão registrados um verdadeiro apanhado sobre o processo administrativo efetivado por mais de 80 anos de história política.
O laboratório de pesquisa e restauração conta com o apoio da prefeitura de Jaguarari e está montado numa sala cedida pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Segundo Danilo Rodrigues, "o documento histórico é uma ferramenta de crucial importância para tentarmos compreender as formas nas quais nosso município era gerido no passado, assim como, também, a oportunidade de termos acesso a informações que contribuam para um processo legítimo de problematização das leis, decretos e a metodologia política que nosso município se apropria nesta era contemporânea".

Prefeitura de Jaguarari
Juntos Construímos Mais