Na emergência, álcool da farmácia sim! Do supermercado, não! - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Na emergência, álcool da farmácia sim! Do supermercado, não!

25 de mai. de 2018
Uma dúvida comum em tempos de escassez de combustível é se é possível fazer o motor funcionar emergencialmente com álcool doméstico, aquele encontrado em supermercados e farmácias. A resposta é sim e não! Como assim?
Em caso de extrema necessidade é possível usar sim, mas o de farmácia, pois deve ser observado o grau GL, informação contida na embalagem do álcool. O diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Rogério Gonçalves, alerta que uma graduação de 54%GL (o de limpeza, encontrado no supermercado) não consegue ser vaporizado e dificilmente faz o motor funcionar.
O consultor técnico da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Ricardo Dilser, esclarece que o etanol vendido nas bombas já é hidratado, ou seja, já tem um percentual de água de 7%, ou seja 93°GL.  O grau °GL (°Gay Lussac) indica  a quantidade em mililitros de álcool absoluto contida em 100 mililitros de mistura hidro-alcoólica.
Nas farmácias, encontra-se o álcool chamado “puro”, com teor GL de 96,8. Este pode ser usado nos carros flex ou a etanol, sem problema, pois é até mais puro do que o hidratado das bombas.
O álcool doméstico mais comum, facilmente encontrado em supermercados, é o com a graduação de 54°GL. Esse não pode ser usado, pois praticamente a metade dele (46%) é composto de água (em 1 litro, 460 ml é água).
E bebidas alcoólicas? Como a graduação alcoólica delas raramente excede os 50°GL, o uso delas não é viável, assim como o do álcool gel.
Em todas as embalagens de álcool deve constar o percentual GL.