*Rui inaugura Policlínica Regional de Jequié na sexta-feira (dia 22)* - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

*Rui inaugura Policlínica Regional de Jequié na sexta-feira (dia 22)*

18 de dez. de 2017




Na próxima sexta-feira (dia 22), às 16h, o governador Rui Costa vai inaugurar a Policlínica Regional de Jequié. Oferecendo diferentes especialidades médicas e exames de alta complexidade, a nova unidade de saúde vai atender aos moradores de 27 municípios que integram o consórcio responsável pela sua gestão.  A policlínica, construída e equipada pelo Governo do Estado com investimentos superiores a R$ 20 milhões, fica localizada na Rua Otávio Mangabeira, bairro de Mandacaru.

Os municípios que fazem parte do consórcio são Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Brejões, Cravolândia, Dario Meira, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês e Ubatã.

Para terem acesso ao atendimento da policlínica, os moradores dos municípios consorciados contarão com 12 micro-ônibus gratuitos para fazer o transporte de cada cidade até a unidade, totalizando 11 roteiros.


Funcionamento das policlínicas

Para ter acesso aos serviços prestados pela policlínica, o paciente terá que passar por uma consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na sua cidade ou procurar a Secretaria Municipal de Saúde. Nesses locais, será identificada a necessidade de o paciente realizar uma consulta com especialista, exames como tomografia ou Raio-X, ou procedimentos de média complexidade, como biópsia, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, por exemplo.

A partir da indicação médica, a Secretaria de Saúde do município agenda o atendimento do paciente na Policlínica Regional de Saúde. Caso a policlínica não esteja localizada na cidade onde o paciente reside, ele será encaminhado até o município vizinho em um dos micro-ônibus especiais que farão o deslocamento dos pacientes dos municípios consorciados.

É importante destacar que todo paciente encaminhado para as policlínicas deverá permanecer em acompanhamento com a equipe de Atenção Básica de seu município.

As policlínicas fazem parte dos Consórcios Públicos de Saúde, iniciativa do Governo da Bahia para levar atendimento especializado e exames de alta complexidade ao interior, evitando, com isso, que os pacientes se desloquem para os grandes centros em busca desses serviços. As obras e os equipamentos foram custeados com recursos financeiros do governo estadual e o custeio mensal será de 40% para o Estado e os 60% restantes serão divididos entre os municípios consorciados.

De novembro até agora, o Governo do Estado inaugurou cinco novas unidades de saúde.  Já estão em funcionamento as policlínicas regionais do Extremo Sul (Teixeira de Freitas) e do Alto Sertão (Guanambi), além dos Hospitais Regionais da Chapada (Seabra) e da Costa do Cacau (Ilhéus). No início deste mês, Rui lançou a ordem de serviço para a construção do Hospital Metropolitano que será construído em Lauro de Freitas.