Audiência discute usos da água do Açude de Andorinha II - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Audiência discute usos da água do Açude de Andorinha II

22 de dez. de 2017


Representantes da Embasa participaram de um encontro promovido pelo Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (FDLIS) na manhã desta quarta-feira (20) na Câmara Municipal de Vereadores de Andorinha. O encontro teve como objetivo discutir os usos da água da Barragem do Açude de Andorinha II, manancial importante do município e operado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), e contou com a presença do prefeito Renatinho, de vereadores, pescadores, irrigantes, líderes comunitários e ribeirinhos.

Na oportunidade, o gerente da Unidade Regional da Embasa de Senhor do Bonfim, Vinícius Araújo, mostrou um panorama da campanha de racionamento da água na região e os principais fatores que justificam a necessidade de utilização da Barragem de Andorinha II pela empresa. “A Barragem de Ponto Novo, que atende sete municípios da região, incluindo Andorinha, está com apenas 49% de sua capacidade de armazenamento e, por isso, precisamos adotar estratégias para preservá-la”, explicou o gestor que pediu a compreensão dos demais usuários do açude, que estão preocupados com o possível colapso do mesmo, atualmente com mais de 3,8 milhões de metros cúbicos de água acumulados (47,5%).

De acordo com Vinícius, a Embasa pretende captar 16 Litros(L) por segundo (s) de água no manancial, vazão esta outorgada pela Agência Nacional de Águas (ANA), com início previsto para o primeiro trimestre de 2018, a depender do cenário hídrico. Atualmente os principais usuários da água da Barragem são a Prefeitura Municipal, que capta 13 L/s para atender parte da população através de caminhões-pipa; a empresa mineradora Ferbasa (05 L/s); agricultores e ribeirinhos (04 L/s, juntos). Já a evaporação consome 111,6 L/s e é considerada a maior consumidora da água disponível, conforme estimativas da empresa.

Para o prefeito Renatinho, a discussão foi um momento importante para esclarecer a população sobre a situação da barragem e sua utilidade. “Espero que possamos exercitar este diálogo e chegar a um consenso sobre os diversos usos, de forma que a gente atenda o interesse de todos e mantenha a sustentabilidade do manancial”, destacou o prefeito.

Qualidade da água

A água do Açude de Andorinha II contém 44 mg de cloreto por litro (Cl/L), bem abaixo da quantidade encontrada na água da Barragem de Ponto Novo (90mg de Cl/L), de acordo com estudos realizados pelo Laboratório de Análise Físico-química e Bacteriológica da Embasa. Na ocasião, o biólogo e supervisor de Tratamento de Água da empresa, José Augusto, tranquilizou os presentes, reafirmando que a água é considerada de qualidade e destacou o processo de tratamento realizado pela Embasa. “Fazemos um trabalho sério em todos os processos, desde a captação até a entrega da água em suas residências, para garantir que a água fornecida chegue dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde”, ressaltou Augusto.

Obra da Embasa

Para atender o município de Andorinha com água da Barragem do Açude de Andorinha II e conferir uma maior segurança hídrica, a Embasa realizou investimentos de mais de R$ 1 Milhão com a implantação de captação flutuante, instalação de um conjunto motor bomba; e a reativação de uma estação de tratamento da água, que inclui recuperação de dois filtros de concreto armado, implantação de um filtro de aço e equipamentos hidráulicos, além da instalação de uma subestação de energia elétrica, reativação de duas estações elevatórias de água, construção de um reservatório para reaproveitamento da água de lavagem dos filtros e adutoras para entroncamento na tubulação já existente. O empreendimento já está quase concluído e deve ser entregue no início do ano que vem. 


Atenciosamente

Adriano Aleixo
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Senhor do Bonfim

74 - 3541 8400
74- 99129 3746 (Tim/WhatsApp)
1513607519079_assinatura-email-embasa-jul2013