RACISMO E INTOLERANCIA RELIGIOSA EM DEBATE NA FLICA - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

RACISMO E INTOLERANCIA RELIGIOSA EM DEBATE NA FLICA

3 de out. de 2017

Vamos conversar sobre Racismo e Intolerância Religiosa no cotidiano? Esse é o convite dos pesquisadores Cléia Costa dos Santos e Sergio São Bernardo fazem aos visitantes da Festa Literária Internacional de Cachoerira (Flica), no dia 07 de outubro, quando durante todo o dia estarão no espaço da Secretaria de Promoção e Igualdade Racial (Sepromi), lançando o livro “Comentários ao Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia”, uma publicação que reúne artigos de 21 autores e demonstra  a pluralidade e a diversidade  de vozes que contribuíram e contribuem para a efetividade do estatuto, que consagrou-se como  sendo a lei  da agenda das lutas de resistência.

Em suas reflexões os autores deixam claro que a Bahia deu o exemplo que é possível construir o seu arcabouço legal, de forma participativa, na medida em que, posto o projeto à discussão, o movimento social, a academia, os pensadores e articuladores sociais da pauta da igualdade substantiva foram chamados para o  debate, para as contribuições, resultando no texto avançado e pontuado de ações afirmativas. Segundo Cléia Costa o debate "não pode parar, e sempre será pauta do dia".

Editado pela Ceala, o livro, segundo seus organizadores,  será também uma  fonte de pesquisa, fomentador de debates, de acesso a toda a sociedade e a compreensão que desse ponto de partida mais avanços poderão advir para o sistema normativo baiano e brasileiro.


Por Mara Santana