Governo do Estado reforça investimentos no semiárido baiano - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Governo do Estado reforça investimentos no semiárido baiano

3 de jul. de 2017

A agricultura familiar segue recebendo atenção especial do Governo do Estado. Durante o desfile cívico em comemoração ao 2 de Julho, neste domingo (2), o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, informou que até o fim do mês o governador Rui Costa vai autorizar a SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a celebrar convênios do projeto Pró-Semiárido. Com investimento de R$ 15 milhões, a iniciativa beneficiará 3.392 famílias de 126 comunidades rurais de 23 municípios.

Rodrigues também adiantou que, na mesma ocasião, serão entregues 150 tratores com implementos agrícolas para prefeituras municipais e instituições representativas da agricultura familiar, beneficiando 15 mil famílias, com investimento de R$ 14,5 milhões. A ação, realizada por meio de emendas parlamentares, é executada pela CAR, com o objetivo de fortalecer a mecanização rural baiana.

“Está prevista, para o próximo dia 12 de julho, a autorização do governador Rui Costa para a liberação de recursos para a execução do projeto Pró-Semiárido, com ações de convivência com o semiárido e combate à pobreza rural. Serão entregues ainda máquinas e equipamentos agrícolas, atendendo a demandas do campo por tecnologia, para ser utilizada no preparo de solo e plantio, além da limpeza e construção de novas aguadas, entre outras ações”, enfatizou o secretário

Comemorações do 2 de julho

O titular da SDR destacou que o 2 de julho é uma data simbólica para o Brasil e, em especial, para os baianos, por meio de uma forma significativa de protestos, para os governos municipal, estadual e federal, além de ser revolucionário com críticas, sugestões, mas também de apoio a propostas. “Acima de tudo é uma manifestação cívica do povo brasileiro, lembrando os acontecimentos da história". Ele lembrou também da presença dos movimentos sociais que reivindicam espaços perdidos, especialmente para a agricultura familiar. 

Rodrigues comentou a perda do extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pela probabilidade de enxergar a agricultura familiar como uma ação social, e não como potencial econômico, que gera empregos, alimentação saudável, que combate a inflação que cuida do meio ambiente. “Que essa data possa trazer reflexões e reivindicações para que o governo federal possa fortalecer esse segmento com acesso ao crédito, assistência técnica e extensão rural [ATER]”.

Pró-Semiárido

O Pró-Semiárido é parte integrante de um conjunto de compromissos do Governo da Bahia para seguir avançando na erradicação da pobreza, levando serviços e investimentos diretamente para comunidades rurais do semiárido baiano. O projeto é resultado de uma parceria entre o governo estadual, por meio da SDR, e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida). 

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

....................................................................................................
Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
www.comunicacao.ba.gov.br
Endereço e mapa: http://goo.gl/UY4sw

 Twitter Facebook Youtube | Flickr | Instagram

Telefone: (71) 3115-9425