Polícia Federal conclui que áudio de diálogo de Temer não foi adulterado - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Polícia Federal conclui que áudio de diálogo de Temer não foi adulterado

26 de jun. de 2017
Áudio da conversa de Joesley com Temer deu início à negociação de delação premiada com JBS - Foto: Reprodução | TV Globo
Áudio da conversa de Joesley com Temer deu início à negociação de delação premiada com JBS
Reprodução | TV Globo
A Polícia Federal (PF) concluiu que o áudio da conversa gravada pelo empresário Joesley Batista com o presidente Michel Temer, no dia 7 de março, no Palácio do Jaburu, não foi editado ou adulterado. O Estado apurou que o laudo sobre a gravação aponta para mais de 100 interrupções, mas que nenhuma delas foi causada por agente externo ou realizada posteriormente à gravação.

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, a perícia realizada no Instituto Nacional de Criminalística relaciona as interrupções ao gravador utilizado pelo empresário do Grupo J&F, do qual faz parte a JBS.
Um perito afirmou ao Estado que o modelo do aparelho de gravação utilizado efetua os cortes em momentos em que há silêncio. A ação espontânea do gravador tem como finalidade economizar bateria e espaço na memória do aparelho, mas não tem condições de alterar o áudio.
Ainda segundo fontes ouvidas pela reportagem, o software utilizado pelos peritos tem a capacidade de separar todos os sons captados pelo gravador e separá-los por faixas. A partir dessa técnica, disse um perito, foi possível até melhorar a qualidade de alguns trechos inaudíveis.
O áudio da conversa de Joesley com Temer deu início à negociação de delação premiada dos acionistas e executivos da JBS. Após a revelação da gravação, o presidente disse que o áudio havia sido adulterado. "Essa gravação clandestina foi manipulada e adulterada com objetivos nitidamente subterrâneos e incluída no inquérito sem a devida e adequada averiguação", disse Temer, em pronunciamento dois dias após o áudio ser tornado público pelo Supremo Tribunal Federal.
A defesa do presidente contratou um perito para analisar o material, que apontou que a gravação era "imprestável".
Após pedido da defesa do peemedebista ao STF e também do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o áudio foi encaminhado à Polícia Federal para a realização de perícia. A PGR não havia periciado o áudio antes de pedir a abertura de inquérito contra o presidente.
A expectativa agora é de que a perícia seja incluída na denúncia que será oferecida por Janot contra Temer na semana que vem.
Anteontem, 22, o criminalista Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, responsável pela defesa de Temer, afirmou, em São Paulo, que será difícil pedir a anulação do acordo de colaboração premiada de Joesley Batista se a perícia não mostrasse adulteração na gravação da conversa do empresário com Temer. "Aí preocupará", disse Mariz, quando perguntado sobre a possibilidade de o laudo da Polícia Federal não mostrar adulteração.
A perícia no áudio gravado por Joesley era aguardada por procuradores para a apresentação da acusação formal contra Temer. O presidente é investigado pelos crimes de corrupção passiva, obstrução de Justiça e organização criminosa. Uma parte da conversa questionada pela defesa de Temer é considerada crucial para imputar ao peemedebista a acusação de obstrução de Justiça.
Na conversa no Jaburu, Joesley indica realizar pagamentos ao deputado cassado Eduardo Cunha e ao corretor Lúcio Funaro para evitar que os dois assinassem um acordo de colaboração com a Lava Jato. Joesley diz que "zerou" as "pendências" que possuía com Cunha e passou a manter um bom relacionamento com o deputado cassado. Temer respondeu: "Tem que manter isso, viu?", ao que Joesley diz: "Todo mês".
Devido à má qualidade do áudio, a perícia é peça importante para confirmar que não houve edição neste trecho da conversa. Para a PGR, este trecho do diálogo mostra que Temer anuiu com a obstrução de Justiça.