Distrito de Pilar está preparado para sua emancipação - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Distrito de Pilar está preparado para sua emancipação

3 de mar. de 2017




0
61

Com cerca de 15 mil habitantes a população busca sua emancipação para um maior desenvolvimento social, econômico e mais qualidade de vida para seus moradores

Localizada no interior da Bahia, pertencente ao município de Jaguarari o distrito de Pilar fica a aproximadamente 70 Km da sede na BA 314, projetado pela Empresa Caraíba Metais, hoje Mineração Caraíba S/A.
A distância de 70 Km de sede traz serias dificuldades na segurança, saúde e educação. A falta de uma delegacia de Polícia Civil ou mesmo um escrivão DOC no distrito, faz com que a população não consiga registrar quaisquer tipos de ocorrências policiais.  Nem o alto índice de violência principalmente contra mulheres e crianças, são motivos para que as autoridades possam instalar uma unidade policial. Como não há registros de ocorrências, é como se a paz reinasse no lugar. A segurança conta apenas com uma viatura o que não inibe a ocorrência de assaltos e outros delitos.
Dentre outros inúmeros prejuízos a população, com a falta de órgãos como Fórum, Promotoria, Detran, Cartórios e benefícios de programas de Governo que são destinados somente a Sede.
O Distrito de Pilar apresenta grande potencial econômico, que o torna viável sua emancipação política administrativa. Tem um comercio forte e diversificado com mais de 150 estabelecimentos comerciais, dentre eles 3 postos de combustíveis,supermercados, distribuidoras de bebida e gás, pousadas, hotéis, academias de ginásticas, lojas de informática e muitos outros estabelecimentos comerciais.
Com a exploração da mina de cobre pela Mineracão Caraiba S/A, o distrito de Pilar passou a ter uma grande movimentação econômica, surgindo a necessidade de instituições financeiras, culminando com a instalação de agências do Banco do Brasil e Bradesco, Casa Lotérica, Agência dos Correios (banco postal).
Na educação oferece ensinos primário, médio e superior virtual, em escolas particulares, estaduais e municipais além de uma biblioteca pública.
Para a área de lazer o distrito de Pilar oferece grande estrutura, pois conta com dois clubes com piscinas, sauna e várias modalidades esportivas.
Na área da saúde contam com uma sala de estabilização, posto de saúde, academia da saúde, Policlínica, laboratório de análises clinicas e inúmeras farmácias. Com um Hospital parcialmente inativo contendo estrutura e potencial para tornar-se um Hospital Regional e Universitário.
Ainda como equipamento público municipal, o distrito conta com um cemitério vertical.
Com potencial para desenvolvimento agrícola e industrial futuro através da adutora Caraíba que possui cerca de 86 Km de extensão beneficiando cerca de 100 mil pessoas das cidades de Juazeiro, Curaçá, Uauá, Andorinha e Jaguarari.
Em 1984 os então funcionários de época criarão uma empresa de participação coletiva a EPC Pilar S/A, para defender a perenização do distrito de Pilar, administrando terrenos, prédios e vários bens.
O desejo e a necessidade de emancipação da população são alimentados há anos, acreditando que as desvantagens de estar distante 70 km da sede do município, serão sanados e as possibilidades de geração de fontes de renda e novos empregos,  tendo em vista as necessidades econômica e sociais dos moradores, que deverão estar preparados quando chegar o fim da extração do minério de cobre, visto que, hoje é responsável pela maior parte da receita do município de Jaguarari e consequente do distrito de Pilar.
Informações: Jucineide Santos (líder comunitária/emancipalista)
Galeria de fotos
https://i1.wp.com/www.blogdofarias.com/wp-content/uploads/2017/03/20170222_151403.jpg?w=640
20170222_151403
https://i0.wp.com/www.blogdofarias.com/wp-content/uploads/2017/03/20170222_150748.jpg?w=640
20170222_150748