Ações para o desenvolvimento rural são apresentadas no Território Médio Sudoeste - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Ações para o desenvolvimento rural são apresentadas no Território Médio Sudoeste

15 de mar. de 2017


O estado da Bahia tem a maior população rural do país com 3,9 milhões de habitantes e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) vem investindo em ações para a melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem do campo. Como parte dessa estratégia, a SDR está visitando todos os 27 Territórios de Identidade para apresentar aos gestores municipais um cardápio de propostas para fomentar e fortalecer, ainda mais, o desenvolvimento rural.

Nesta terça-feira (14), o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), Wilson Dias, e a equipe técnica da SDR, participaram no Território Médio Sudoeste, município de Itapetinga, do evento ‘Parceria com os municípios para o Desenvolvimento Rural’. O objetivo é fortalecer a estratégia da SDR de interiorização dos serviços públicos, por meio dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFs) e Serviços Municipais de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAFs).

No evento, foram apresentadas as ações ofertadas pela SDR como Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Mecanização Rural, Garantia Safra, Crédito Fundiário, apoio na construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS), distribuição de mudas fruteiras e essência florestais, Segurança Alimentar do Rebanho, editais do Bahia Produtiva, entre outros.

De acordo com Dias, a SDR está reunindo prefeitos, secretários de agricultura e lideranças das principais cooperativas e associativas e organizações não governamentais de todo o território para demonstrar e apresentar como o Estado pretende desenvolver suas políticas públicas para o desenvolvimento rural, em parceria com as prefeituras. “Estamos apresentando alguns projetos, ações e programas que, se bem executados, terão uma eficiência muito maior e é por isso que estamos procurando estreitar a parceria entre o estado e os municípios”.

Segundo ele, a SDR foi criada para promover a interiorização das políticas públicas. “Estamos apresentando um leque de opções e as prefeituras vão definir quais ações implementarão em seus municípios, mediante a adesão. Daí, estabeleceremos convênios, acordos de cooperação e outros instrumentos de repasses para que os municípios possam desenvolver essas políticas públicas localmente”.

O prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, agradeceu a iniciativa da SDR em desenvolver a agricultura familiar na região. “É um prazer receber a equipe do governo e os prefeitos dos outros municípios para fazermos ações mais eficientes. Daremos todo o apoio e o que for necessário para que Itapetinga capitaneie esse novo rumo da agricultura familiar. A prefeitura está de portas abertas para que a gente possa fazer uma parceria proveitosa para a comunidade”. 

A diretora do Colegiado Territorial de Desenvolvimento do Território Médio Sudoeste, Marilanda Lima, afirmou que é uma grande alegria a presença da SDR no Território. “É trazer o governo para perto, para a região, ouvir o colegiado e o consórcio e, principalmente, aprender o que a SDR tem para nos proporcionar, para trabalharmos juntos na mesma linhagem. Estamos em um momento ímpar para o colegiado, na constituição dos novos membros diretivos e eleição do consórcio. A vinda da SDR nos fortalece para que possamos ter um executivo prioritário e um consórcio fortalecido. Com o apoio do governo, o trabalho flui”.

Durante o evento, foi entregue aos representantes dos municípios do Território de Identidade Médio Sudoeste o Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Médio Sudoeste (PTDRS), um instrumento de apoio para a execução das ações desenvolvidas pela SDR.

O Território Médio Sudoeste é formado pelos municípios de Itapetinga, Itambé, Caatiba, Maracani, Maiquinique, Itarantim, Potiraguá, Itororó, Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, Ibicuí, Iguaí, Nova Canaã.

Presenças prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge Estiveram presentes seis prefeitos e 13 secretários de agricultura da região, presidentes de câmaras e vereadores, representantes do colegiado, consórcio e de sindicatos, o representante da Uesb, professor Sérgio Fernandes, professores, integrantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), instituições prestadoras de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e movimentos e entidades representativas da agricultura familiar.

A equipe da SDR foi composta pelo diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, o diretor de Inovação e Sustentabilidade da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Welliton Hassegawa, o superintendente de agricultura familiar, Marcelo Matos, o coordenador do Setaf/Bahiater do Território Médio Sudoeste, Adroaldo Almeida, os zootecnistas da Bahiater, Jeancarlos Penalva e Ruth Espinheira, o representante da CAR no Setaf do Território, Rudex Cruz e o agente territorial do projeto Bahia Produtiva/CAR, Daniel Piccoli.

Confira fotos: https://www.flickr.com/photos/ascomcar/sets/72157679043619682/with/32624240363/


-- 
Karoline Meira
Assessoria de Comunicação - Tel.: (71) 3115-3954/8736-8425 (tim)/9627-8571(vivo)