Instagram libera função muito esperada; conheça - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Instagram libera função muito esperada; conheça

10 de jan. de 2017
Instagram ganhou uma função que já é muito popular no Facebook, no Twitter com o Periscope e no YouTube: a transmissão de vídeos ao vivo. O recurso ainda não está disponível para todos no Brasil, mas segue fazendo sucesso nos Estados Unidos. O TechTudo teve acesso à versão de testes para brasileiros e conta como funciona o Live Video. Ao deslizar a tela para a direita, o Instagram abre a ferramenta de câmera, que permite ao usuário escolher entre normal, boomerang, mãos livres e ao vivo. A primeira trata-se da câmera original do Instagram, para fotos ou vídeos. A segunda, cria animações rápidas em loop. Mãos livres grava com o mesmo efeito, porém dispensa que o usuário pressione o botão durante todo o processo. O último, ao vivo, faz transmissão de vídeo em tempo real.
Instagram Live: transmissão de vídeo ao vivo chega também ao Instagram (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)
Instagram Live: transmissão de vídeo ao vivo chega também ao Instagram (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Assim como no Facebook, o Instagram notifica seus seguidores para que possam assistir sua transmissão o ao vivo. O alerta fica junto ao Instagram Stories — recurso similar ao do Snapchat, que publica fotos e vídeos curtos vistos só uma vez e que desaparecem depois de 24 horas. Porém, diferente da rede social criada por Mark Zuckerberg, os vídeos de transmissões ao vivo do Instagram desaparecem após o término e não ficam disponíveis para assistir depois que a gravação acabar.
O Live Video do Instagram pode ser feito com ou sem flash, e usando tanto a câmera frontal quanto a câmera traseira do seu smartphone. O número de pessoas assistindo sua transmissão aparece no canto superior direito da tela e os comentários vão aparecer na parte inferior — sempre em real time.
Comentários e curtidas aparecem em tempo real na tela sua transmissão ao vivo  (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Comentários e curtidas aparecem em tempo real na tela sua transmissão ao vivo (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)
Um anel colorido aparecerá em torno da foto do seu perfil na faixa do Instagram Stories com a palavra "ao vivo", e as pessoas poderão acessá-lo para ver sua transmissão a partir dele. Vale notar que o vídeo não ficará disponível na grade do seu perfil como acontece com as fotos estáticas tradicionais. 
Você também pode comentar e fixar uma nota importante no topo para que os espectadores saibam o assunto da transmissão e possam interagir melhor com você — é possível ler comentários e ver curtidas ao vivo. Porém, você também pode desativar os comentários.Todos os filtros de palavra-chave ativados para suas fotos e vídeos também serão aplicados aos comentários do vídeo ao vivo, que nada mais é do uma extensão dos recursos. Um vídeo ao vivo pode durar até uma hora sem interrupções.
Total de expectadores aparece no topo da sua transmissão ao vivo no Instagram (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Total de expectadores aparece no topo da sua transmissão ao vivo no Instagram (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Quando terminar, basta tocar em "Terminar" no canto superior direito e tocar novamente nele para confirmar. De acordo com o Instagram, é possível que usuários novos não consigam compartilhar um vídeo ao vivo caso a conta tenha sido criada muito recentemente. Ainda segundo a plataforma, a visibilidade do ao vivo depende da definição de privacidade da sua conta seja ela privada ou pública.
Ficou com dúvidas? Veja como funciona o Live Video do Instagram, no passo a passo:
Passo 1. Deslize a tela para a direita com os dedos;
Deslize a tela para a direita e acesse a função câmera do Instagram; lá estará 'ao vivo' (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Deslize a tela para a direita e acesse a função câmera do Instagram; lá estará 'ao vivo' (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Passo 2. Escolha "ao vivo" entre as opções do menu inferior;
Botão para iniciar a transmissão ao vivo tem contagem regressiva no aplicativo (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Botão para iniciar a transmissão ao vivo tem contagem regressiva no aplicativo (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Passo 3. Confirme em "iniciar vídeo ao vivo" na tela que aparecer;
O Instagram vai avisar que o processo foi iniciado; certifique-se que está ao vivo (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)O Instagram vai avisar que o processo foi iniciado; certifique-se de que está ao vivo (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Passo 4. Converse com seus seguidores em tempo real usando seu celular;
Os comentários, curtidas e toda a interação aparece sobre a tela da transmissão (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Os comentários, curtidas e toda a interação aparecem sobre a tela da transmissão (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Passo 5. Para encerrar uma transmissão, toque em "Terminar" e confirme;
O Instagram vai perguntar se você deseja mesmo encerrar o seu vídeo ao vivo (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)O Instagram vai perguntar se você deseja mesmo encerrar o seu vídeo ao vivo (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Ao final da transmissão o Instagram dá um panorama da sua audiência durante o vídeo em tempo real.
Ao final, você terá acesso a métricas de audiência da sua transmissão no Instagram (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Ao final, você terá acesso a métricas de audiência da sua transmissão no Instagram (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)