Bahia fomenta melhoramento genético do rebanho bovino - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Bahia fomenta melhoramento genético do rebanho bovino

6 de dez. de 2016


Entre os resultados positivos da FENAGRO 2016 está a renovação do termo de cooperação técnica do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado da Bahia - Pró-Genética. O termo lançado e assinado no penúltimo dia da Feira Internacional da Agropecuária da Bahia, que encerrou ontem (04/12), dá novo fôlego aos criadores baianos na recuperação dos rebanhos, passado período de estiagem prolongada. O Programa tem a missão contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina, viabilizando a realização de feiras e leilões que ofertam touros geneticamente melhorados aos pequenos e médios produtores rurais.
O termo estabelece condições operacionais com o objetivo de estimular o aumento da produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades rurais, através do uso de touros zebuínos Puros de Origem (PO), com Registro Genealógico Definitivo (RGD) e Exame Andrológico apto à reprodução, com idade entre 18 e 42 meses. A ação proporciona ao pequeno e médio produtor rural possibilidades de aumento da renda, através da melhoria da produtividade. Além disso, a renovação do termo estabelece conexão real e contínua entre o segmento da produção de genética especializada (os chamados rebanhos “elite”) e a base da produção (rebanhos comerciais), de forma a garantir o fluxo de genética superior para a base produtiva.
O Programa, que segue as diretrizes nacionais do Programa de Melhoramento Genético da Pecuária, e já acontece em 17 estados brasileiros, na Bahia é uma iniciativa do governo do Estado, através das secretarias da Agricultura (SEAGRI), e de Desenvolvimento Rural; do Sistema Faeb/Senar; da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); da Associação dos Criadores de Nelore (ABCN), e dos bancos do Brasil (BB) e do Nordeste (BNB). 


Ascom Seagri
Viviane Cruz – DRT-BA 4735
Fones: 71.3115.2794 / 3115.2737/2767