Sem Comentarios

Ruínas do antigo casarão (século xx) do Sr. João Vitor e Dona Sinhara Vitor, localizado na fazenda Lagoa das Baraunas no Município de Andorinha - Bahia

Ruínas do antigo casarão (século xx) do Sr. João Vitor e Dona Sinhara Vitor, localizado na fazenda Lagoa das Baraunas no Município de Andorinha - Bahia.
A  residência  erguida em plena caatinga com uma arquitetura delicada para aquela época foi motivo de grande admiração por parte dos moradores ali circunvizinhos. O Sr. João Vitor de descendência européia foi um dos maiores criadores de gado de sua época e segundo relato de familiares boiadas de gado eram vendidas à criadores do Estado das Minas Gerais. Eram dias de viagem no transporte da boiada pelo aboio do Vaqueiro que por sua vez recebia a incumbência de acompanhar ao piso do gado até o destino acertado.
João Vitor e a Senhora sua esposa Dona Sinhara Vitor, tiveram vários filhos; dentre eles vos recordo a memória de Durval vitor (1911 - 1988), João Grosso, Panta Leão, Otália Vitor.
Hoje algumas paredes lutam contra a sutileza agressiva do tempo, e a nós que observamos imaginemos quantas histórias foram ali contruidas; hoje arquivadas na memória de quem fez parte outrossim vem a nós o exercício da imaginação do que por ali se passou e o quanto despresamos o Patrimônio por motivos silenciosos.
Nota:o Museu do vaquero em Santa Rosa ainda não está em funcionamento por falta de estrutura no espaço físico.
Por: Danilo Rodrigues
Discente em Lincenciatura Plena em História pela Universidade de Pernam




buco - UPE

Qualquer comentário com xingamentos palavras racistas será automaticamente excluído por nossa equipe. Agradecemos a Compreensão e o Respeito.