Evento em Juazeiro debate fortalecimento da agricultura familiar - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Evento em Juazeiro debate fortalecimento da agricultura familiar

27 de out. de 2016

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promove, por meio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), mais um importante espaço de debate para o fortalecimento da agricultura familiar no estado. Trata-se do II Encontro da Agricultura Familiar (II ENAFA), que será realizado nesta quinta (27) e sexta-feira (28), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o município de Juazeiro.
O evento, realizado em parceria Univasf, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e o Sebrae, contará nesta edição com o 1º Encontro e Feira de Empreendedorismo de Mulheres dos Territórios Sertão do São Francisco (BA/PE), Piemonte Norte do Itapicurú (BA) e Serra da Capivara (PI).
O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, fará a palestra âncora de abertura do Enafa, com o tema Políticas Públicas Territoriais para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária, nesta quinta-feira (27), às 9h30.
Ainda na quinta-feira, o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, participarão, às 14h, do Seminário Interterritorial do Pró-Semiárido, no auditório central da universidade. O evento contará também com a presença do coordenador do Pró-Semiárido, Cesar Maynart.
ENAFA
O evento é gratuito e tem como objetivo articular o ensino, pesquisa e extensão com vistas ao fortalecimento da agricultura familiar por meio do processo formativo, das trocas de experiências e da comercialização da produção agropecuária e agroecológica dos territórios envolvidos. São 530 vagas distribuídas entre agricultores familiares, profissionais de assistência técnica e extensão rural (ATER), jovens e mulheres do campo, professores, gestores públicos, empreendedores, agentes de crédito, estudantes e lideranças de movimentos sociais. 
Durante os dois dias, serão abordados temas voltados à realidade das atividades e experiências da agricultura familiar, como Tecnologias de Captação e Armazenamento da Água; Uso e Gestão das Águas; e Educação Contextualizada no Campo. Já no primeiro dia do evento haverá palestras temáticas sobre Apicultura e Meliponicultura; Hortifruticultura e Agricultura Orgânica.