QUEM É XAVIER CANDIDATO A PREFEITO DE JAGUARARI? - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

QUEM É XAVIER CANDIDATO A PREFEITO DE JAGUARARI?

24 de ago. de 2016

Antônio Carlos Xavier, conhecido como XAVIER, nasceu no dia 15/08/1970 na fazenda Xique-Xique, município de Serra Talhada-PE, é filiado ao Partido dos Trabalhadores – PT, número 13 e encabeça a coligação “Pra Jaguarari seguir em frente”, filho de José Luiz Xavier e Angelita Maria de Lima Xavier. Diante das dificuldades enfrentadas, pela seca e a falta de emprego, em 1979, seus pais migraram para Sobradinho-BA em busca de oportunidade de trabalho na construção da barragem. Xavier tem sete irmãos (seis mulheres e um homem). É casado a 26 anos com Maria José Pereira Xavier, tem 4 filhos e dois netos.


Quando criança, Xavier sonhava em ser um jogador de futebol, mas não quis o futuro este destino para ele, apesar de ter uma boa habilidade com a bola.

Em Sobradinho morou na rua 4, Quadra N22, Vila São Joaquim. Nessa rua, que até hoje não tem nenhuma pavimentação, quando criança brincava de bola, pega-pega, pião, cair no poço e tantas outras brincadeiras de criança.

Aos dez anos foi estudar em uma escolinha particular de alfabetização. Naquele tempo ainda existia o castigo quando o aluno cometesse uma infração, o qual era punido com a palmatória ou ficar de joelho em cima de caroços de milho.

Estudou da primeira até a quarta série, na antiga Escola São Joaquim, hoje Maria José. Quando estava na terceira série, a sua querida e saudosa professora Selma o indicou para que ele fizesse a terceira e a quarta serie simultâneamente, uma pela manhã e outra a noite. Fez o segundo grau no Colégio Estadual Jorge Khoury, onde fez até o terceiro ano de auxiliar de administração.

As dificuldade faziam com que a sua avó carinhosamente chamada “Mamãe Santana” aproveitasse as calças do seu tio Braz para fazer a farda escolar.

Aos 15 anos e foi fazer o curso de datilografia e como era particular e seus pais não tinham dinheiro, Xavier passou a fazer rede de pesca para pescadores de Sobradinho e com isso conseguiu pagar o curso de datilografia.

Xavier é cristão, batizado e crismado na igreja católica, e iniciou a militância política nas Cebs – Comunidades Eclesiais de Base, através da Pastoral da Juventude do Meio Popular. Foi na igreja Católica com a Fé e a Vida que aprendeu muitas atitudes honestas, inclusive o senso de justiça. Durante muito tempo participou do grupo de jovem da igreja JUAD – Jovens Unidos no Amor de Deus.

Foi também um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobradinho.

Em 1989, ainda iniciou o curso de técnico agrícola, na Escola Família Agrícola, no município de Riacho de Santana, porém não deu certo. Ainda em 19889 o seu tio Braz, o chamou para trabalhar em uma empreiteira da Mineração Caraíba, quando em 1994 passou para o quadro de funcionários da Mineração Caraíba. Nesse período, sempre participou dos movimentos sindicais, em defesa dos direitos dos trabalhadores. Foi quando, em1995, foi convidado, pelo saudoso Ariomar, para ingressar no Sindimina. A partir de então, se dedicou ao movimento, onde contribuiu com muitas conquistas, sendo presidente da entidade por três mandatos.

Foi assessor parlamentar do ex-vereador Ariomar e do ex-deputado Estadual Yulo Oiticica.

Em 2005, foi demitido da Mineração Caraíba, por ser dirigente sindical combativo. Foi este um momentos mais difíceis, pois ficou desempregado, e foi vender peixe e sua esposa foi ser manicure, para garantir a sobrevivência da família.

Entrou com uma ação de reintegração contra a empresa o que culminou com uma negociação em 2010, para que o Sindimina continuasse a representar os trabalhadores mineiros.

Em 2008 foi eleito vereador, sendo líder do governo do prefeito Antônio, na Câmara, o que pra serviu como uma grande experiência. A sua atuação foi no sentido de fortalecer o projeto de transformação da vida das pessoas de Jaguarari.

Foi candidato a reeleição, em 2012, porém não consegui a se reeleger.

Em 2013, o prefeito reeleito Seu Antônio o convidou para ser secretário de infraestrutura e obras públicas, onde ficou até 30/05/2016. Neste período foram projetadas e executadas muitas obras no município.

Portanto, Xavier mora no distrito Pilar/Jaguarari a 27 anos e diz amar esta terra e aqui viver até o último dia de sua vida ao lado de sua família e de todos os jaguararienses.

Informações da assessoria do candidato.

Grupo Jaguarari Online