Dia histórico no Vitória: novo estatuto do clube é aprovado - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Dia histórico no Vitória: novo estatuto do clube é aprovado

21 de dez. de 2015
                 
 
A democracia venceu e os sócios do Vitória aprovaram, por unanimidade, o novo estatuto do clube durante a Assembleia Geral do Conselho Deliberativo neste domingo (20), na Arena Fonte Nova. Mais de 200 sócios do Leão estiveram presentes para aprovar as reformas, que preveem principalmente eleições diretas para presidente e conselho diretor. Durante a toda a manhã, os sócios discutiram todas as reformas e emendas que já passam a valer automaticamente. 
 
Em dezembro de 2016 encerra o mandato do atual presidente Carlos Viana, e terá novas eleições já vigendo o novo estatuto. Entre os presentes, o clima é de liberdade, democracia e renovação no rubro negro baiano. A expectativa do Conselho é que aumente o número de sócio com as mudanças aprovadas. 
 
            
 
O momento da votação, parecia um jogo de futebol. Em coro, os torcedores levantaram, aplaudiram e cantaram "Nego, Nego", como já fazem nas arquibancadas tanto da Arena como no Barradão. Logo após, o hino do time foi colocado em alto e bom tom.
 
Confira as mudanças:
 
 -  Eleições Diretas para todos os cargos da diretoria, incluindo o Conselho Fiscal. 
 
- Efetivar o sócio torcedor. Pelo estatuto atual, o sócio torcedor só se torna sócio efetivo após 18meses. A ideia é colocar os sócios na condição de sócio efetivo de imediato. Segundo Cacau, só perderá essa condição em casos de inadimplência (após 90 dias), ou por vontade própria. 
 
 
- Profissionalização dos cargos do clube. 
 
- Proporcionalidade do Conselho Diretor inserir o projeto Ficha Limpa, ou seja, tornando inelegível pelo período de 8 anos dirigentes julgados pela justiça.
 
- Os sócios terão direitos a destituir a diretoria se for da vontade da maioria após uma Assembleia Geral. O mandato dos diferentes será de três anos com direito a única reeleição e o presidente terá dedicação exclusiva.
 
- Alteração da maioridade para sócios. No estatuto aprovado já pode se associar com 16 anos. 
 
- O prazo de carência para se candidatar aos cargos da diretoria também foi reduzido. 36 meses para se candidatar à diretoria e 18 meses para votar e ser votado em vagas no Conselho Deliberativo. 




Por Tamirys Machado (Twiter: @tamirysmachado7) | Fotos: Paulo M. Azevedo