Petrobras considera reduzir jornada de trabalho e salário - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Petrobras considera reduzir jornada de trabalho e salário

11 de set. de 2015


A Petrobras considera reduzir a jornada de trabalho e o salário dos seus empregados concursados, de acordo com informações do Estadão. O Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, teve acesso à proposta de acordo coletivo defendida pela estatal para o período de 2015 a 2017. 
 
Ainda de acordo com a publicação, no documento, a petroleira abre espaço para que os funcionários da área administrativa passem a trabalhar 30 horas semanais, em vez das atuais 40 horas. A adesão seria voluntária, mas acarretaria corte de 25% nos ganhos mensais e nos pagamentos por férias e décimo terceiro.
 
Para sair do papel, o acordo coletivo, divulgado na intranet da empresa, depende de negociação com a Federação Única dos Petroleiros (FUP).  Além de propor redução salarial e das horas trabalhadas nos escritórios, a petroleira quer reduzir a carga de trabalho de dez para oito horas diárias em unidades operacionais, como plataformas e refinarias. 
 
O jornal afirma ainda que no dia 26 de agosto, a nova direção da empresa havia anunciado que promoveria um corte de “gastos operacionais gerenciáveis” de US$ 12 bilhões até 2019. Na prática, a petroleira vai suspender direitos até então garantidos aos seus trabalhadores - 80,9 mil funcionários próprios e 200 mil terceirizados.  Em resposta ao Broadcast, a Petrobras informou que “está aberta ao diálogo para as negociações sobre o acordo”.