ATENÇÃO: 5 casos de febre Chinkungunya são confirmados na Bahia - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

ATENÇÃO: 5 casos de febre Chinkungunya são confirmados na Bahia

19 de set. de 2014
De acordo com a Sesab, os casos foram em Feira de Santana
Foto: Reprodução/Internet
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, na manhã desta sexta-feira (19) cinco casos de febre Chinkungunya, na cidade de Feira de Santana. Foram recolhidas 16 amostras de possíveis casos na cidade, todas encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas, em Belém. Houve cinco confirmações da doença, os outros 11 foram descartados.
Na capital, quatro amostras foram recolhidas.Dois casos estão descartados, mas um foi  considerado inconclusivo e passará por novos exames. Uma quarta amostra ainda não teve o resultado divulgado.
O Ministério da Saúde confirmou, na última terça-feira, que os dois primeiros casos da doença aconteceram na última sexta-feira (12), ambos no Oiapoque, Amapá. Um homem de 53 anos e a filha, 31 anos, foram contaminados. Eles apresentaram os sintomas no final de agosto, mas passam bem.
Anteriormente, 37 pessoas tiveram a confirmação da febre Chikungunya no país, mas contraíram a doença em outros países. A doença, assim como a dengue, é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictos, mas só tem um sorotipo, ou seja, cada pessoa só pega a doença uma vez.
Os sintomas também são os mesmos da dengue: dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações e podem durar de três a dez dias. De acordo com a secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a doença é menos grave que a dengue e o paciente costuma ser tratado em casa. O tratamento consiste no alívio dos sintomas com Paracetamol, hidratação e repouso.
Entenda o que é: Chicungunha
Chicungunha ou catolotolo é um arbovírus, do gênero Alphavirus (Togaviridae), que é transmitido aos seres humanos por mosquitos do gênero Aedes. Até recentemente havia sido detectado somente na África, onde estava restrito a um ciclo silvestre (Jupp & Kemp 1996, Diallo et al. 1999), e na Ásia e na Índia onde sua transmissão era principalmente urbana, envolvendo os vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus. Casos da doença causada pelo vírus, a febre chicungunha, foram detectados no Brasil pela primeira vez em Agosto de 2010.
O período de incubação do vírus é de 4 a 7 dias, e a doença, na maioria dos casos, é auto-limitante. A mortalidade em menores de um ano é de 0,4%, podendo ser mais elevada em indivíduos com patologias associadas.