1 Comentario

CUIDADO! POR QUE NÃO ADQUIRIR PRODUTOS COM RECIPIENTES AMASSADAS OU ESTUFADAS


Quem nunca ouviu falar que não se deve consumir alimentos enlatados se a lata estiver amassada? Ou então que os enlatados sempre fazem mal à saúde? Existe uma série de informações sobre esses produtos, mas nem todas são verdadeiras.

As latas amassadas, por exemplo, que são rejeitadas por muita pessoas, não causam mal nenhum à saúde, garante a gerente executiva da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), Thais Fagury.

“Já existiu um problema, que desde 1970 não existe mais. Antes, quando a lata era amassada, a película interna protetora se rompia e o metal entrava em contato com o alimento e alterava o sabor. Mas, depois de 1970, essa película passou a ser elástica e agora, quando a lata é amassada, ela acompanha a deformação e não há migração do ferro para o produto”, explica Thais.

Ela alerta, porém, que se a embalagem estiver estufada, o alimento não deve ser consumido. Isso porque, nesse caso, o estufamento provavelmente foi causado por uma falha no processamento do produto, que permitiu o desenvolvimento de micro-organismos dentro da lata.

Conservantes

A gerente executiva da Abeaço lembra, também, que os produtos enlatados não precisam ter conservantes, já que a embalagem, que não permite a entrada de luz ou ar, é capaz de manter a integridade dos alimentos por muito mais tempo.

“A exceção é para os fabricantes que oferecem o mesmo produto em vários tipos de embalagem. Eles normalmente têm o mesmo processo de preparo para todos e usam conservantes, já que eles são necessários para manter os alimentos em uma embalagem de vidro, por exemplo”, observa Thais.

Mesmo se não houver conservantes dentro da embalagem, a nutricionista Letícia Matrak alerta para a quantidade de sal. “Enlatados salgados têm uma quantidade de sódio muito grande. Por isso, o ideal é não aproveitar o líquido que vem dentro da lata deles”, observa.

Mitos e verdades sobre os enlatados

Não devemos comprar enlatados se a lata estiver amassada

Mito
Essa regra não funciona há mais de 40 anos. Desde 1970 as latas de aço têm uma proteção interna maleável, que impede que, quando elas forem amassadas, o alimento entre em contato direto com o metal

Não devemos comprar enlatados se a lata estiver estufada

Verdade
Nesse caso, provavelmente aconteceu uma falha no processamento do alimento e ele pode estar contaminado. a regra vale não só para latas, mas para qualquer tipo de embalagem que esteja estufada

Enlatados precisam de muito conservante

Mito
O conservante químico é dispensável na lata de aço porque a embalagem não permite a entrada de luz (que oxida os alimentos mais rápido) e é completamente hermética

Enlatados podem causar botulismo

Mito
O botulismo é causado por uma bactéria presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados. Normalmente, a causa da intoxicação está diretamente relacionada ao processamento do alimento e tem como principal causador as conservas caseiras

O líquido presente na lata deve ser descartado

Mito
Se não houver conservantes no produto, o líquido pode ser consumido ou usado no preparo de outros alimentos. Mas se o produto for uma conserva salgada, não é bom consumir o líquido, que vai ter muito sódio

1 comentários:

Adorei as dicas! Parabéns pessoal! Thais, você é fera.

Qualquer comentário com xingamentos palavras racistas será automaticamente excluído por nossa equipe. Agradecemos a Compreensão e o Respeito.