PALESTRA SOBRE CONCESSÃO DE PORTE DE ARMAS PARA GUARDAS MUNICIPAIS EM FEIRA DE SANTANA (BA) - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

PALESTRA SOBRE CONCESSÃO DE PORTE DE ARMAS PARA GUARDAS MUNICIPAIS EM FEIRA DE SANTANA (BA)

27 de fev. de 2014

SUPERINTENDENTE DA PF MINISTRA PALESTRA SOBRE CONCESSÃO DE PORTE DE ARMAS PARA GUARDAS MUNICIPAIS EM FEIRA DE SANTANA (BA)

Superintendente Regional José Rita Martins Lara e o GCM de Feira de Santana Jucemir Araújo coordenador do evento em Feira de Santana
O Superintendente Regional da Policia Federal, José Rita Martins Lara, esteve em Feira de Santana a convite do Secretario Municipal de Prevenção a Violência, Mauro Moraes, nesta quarta-feira (26), em um encontro com Guardas Municipais de varias cidades do Estado. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo foi conversar com guardas municipais do entendimento da Policia Federal sobre a importância da formação legal das Guardas Municipais.
“Feira de Santana está de parabéns, já tem quase 200 homens da Guarda e nós estamos auxiliando Feira para que seja legalizado  o porte de armas para alguns desses membros da Guarda Municipal, também trazer  nossa mensagem, de que a importância para nós da formação dessa Guarda, do preparo do homem da Guarda Municipal”, revelou Rita.
O superintendente fez uma revelação surpreendente sobre o papal do guarda municipal na sociedade.
“O homem guarda municipal, é por muita vezes muito mais que o policial e o primeiro juiz da causa, por isso é que para nós a Guarda Municipal tem que está preparada, fazer com que o homem possa atuar em qualquer fato que ocorra na cidade, que seja criminoso ou do que seja da necessidade da população”, disse Lara.
Sobre o porte de armas:
“A Guarda Municipal representa o poder público e para segurança dela é que nós estamos concedendo o porte de armas,  nós queremos que esse guarda tenha o poder de uma ferramenta que lhe dá garantia para exercer sua atividade, é isso que queremos”, afirmou Drº José.
Em relação a função da Guarda ele lembra.
“A  guarda não é policia, o guarda não é um policial, nós já temos  a Policia Militar que é a policia ostensiva, a preocupação da Policia Federal em armar  algumas equipes da Guarda Municipal por exercício de suas atividades necessita dessa ferramenta que é a arma. Não é ideia da Policia Federal armar toda a Guarda, mas o guarda é a pessoa que está representado o Estado mais próximo do cidadão. É muito mais importante para a policia que esse guarda seja preparado psicologicamente para atuar  sem armas na conversa e no apoio ao cidadão”, aponta.
No evento compareceram Guardas de diversas cidades e inclusive de Pernambuco, marcaram presença, além da de Feira de Santana,  Utinga, Maragojipe, Lauro de Freitas, Santo Estevão, Irará, Santo Antonio de Jesus, Pindobaçu, Jequié, Pojuca, Tucano, Santa Barbara, Alagoinhas,  Serrinha, Campo Formoso, Pindobaçu, Teixeira de Freitas, Araci, São Gabriel, Amélia Rodrigues, São Gonçalo e Petrolina (Pernambuco).


Fonte: Rota da Informação