PILAR PROJETO DO ARQUITETO JOAQUIM GUEDES CHAMAVA-SE CIDADE NOVA DE CARAÍBA‏ - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

PILAR PROJETO DO ARQUITETO JOAQUIM GUEDES CHAMAVA-SE CIDADE NOVA DE CARAÍBA‏

22 de jan. de 2014

"A cidade da Caraíba (Hoje Pilar distrito de Jaguarari) foi um de seus projetos mais amplos. Com um sistema de praças intercomunicadas e um traçado viário ortogonal que as envolvia, Guedes privilegiou os pedestres. Em razão das altas temperaturas locais, criou calçadas protegidas por árvores tanto na área residencial quanto na comercial. Ele ainda projetou dez tipos de casas unifamiliares, para as quais utilizou tijolos de barro e coberturas de superfícies espessas - material de grande inércia térmica. As paredes foram revestidas com argamassa e pintadas externamente com cal." Camargo, M. J. (2000). Joaquim Guedes

Joaquim Manoel Guedes Sobrinho (São Paulo, 18 de junho de 1932 - São Paulo, 27 de julho de 2008) 

a cidade Caraíba, Jaguarari, ba, 1978

De apoio a mineração de cobre reserva limitada a exploração por 20 anos. Concurso. Recebemos apenas o mapa da planície chapada e infra-estrutura industrial sem curva de nível com uma relação de espaços classificados por renda e função.  Os estudos para caracterização dos fundamentos sociais e econômicos duraram 1 ano durante o qual a cidade foi sendo imaginada e conceituada, localização, critérios construtivos, infra-estrutura, clima, habitação, níveis de oferta de serviço e forma. Sugerimos malha compacta, para mínimo deslocamento na região semi-árida, com centro denso para solteiros não confinados e dispersos e 20% das famílias. O sistema urbano constituído por agregação modular livre-monitorada, sobre uma trama-conceito básica, com reserva de área para população não empregada, de livre acesso, dimensionada em 10% da população total. 

 Joaquim foi vitima de um atropelamento na porta de sua residencia em São Paulo  
Joaquim Manoel Guedes Sobrinho (São Paulo, 18 de junho de 1932 - São Paulo, 27 de julho de 2008)

Joaquim guedes- Arquiteto, Professor Titular da FAU-USP, ex-professor da Escola de Arquitetura de Strasbourg – FR, escritor e conferencista. Obras e Projetos de Arquitetura: habitação, escolas, indústrias, hospitais, teatros; planejamento urbano para São Paulo, Porto Velho, Piracicaba, Campinas e Americana; cidades novas, Sistema Urbanos Projetos Carajás-PA, Barcarena-PA, Caraíba-BA e Centro Integrado de Abastecimento de São Paulo – CIASP.